Praticante de trekking contemplando a vista durante um roteiro nos Pirineus

Trilhas de Grande Percurso na Espanha

none

A Espanha é um país com uma natureza privilegiada e uma grande variedade de paisagens, por isso não é de se surpreender que existam mais de 200 roteiros de Grande Percurso (GR - Gran Recorrido, em espanhol) para admirar milhares de locais únicos, passo a passo e sem pressa. Se você é dessas pessoas que gostam de descobrir novas paisagens a pé, não pode perder algumas dessas grandes rotas. Tome nota.

• Esquerda: Detalhe do Esculápio nas ruínas gregas de Empúries, em Girona, Catalunha / Centro: Vista da Ermida de San Pantaleón de Losa, em Burgos, Castilla e León  / Direita: Cabo Finisterre, na Corunha, Galícia

GR 1 – El Sendero Histórico

Esta trilha percorre a Espanha de leste a oeste, passando por sete comunidades autônomas diferentes. Alguns dos seus trechos estão sendo melhorados, mas você ainda pode percorrer grande parte deste GR que começa nas ruínas gregas de Empúries, em Girona, e termina no cabo de Finisterre, na Galícia. Seguindo este caminho, seus passos o levarão a descobrir as principais construções medievais em Aragón, Castilla y León e Navarra.

• Esquerda: Farol de Higer de Hondarribia, em Guipúscoa, País Basco / Centro:  Detalhe de Aínsa, em Huesca, Aragón / Direita: Mosteiro de Sant Pere de Rodes, em Girona, Catalunha

GR 11 – La Transpirenaica

Do Cabo Higuer, no mar Cantábrico, até Cap de Creus, no Mediterrâneo, são quase 800 quilômetros de trilha que atravessam os Pirineus espanhóis de oeste a leste. Uma trilha que não é para todos os níveis devido aos seus trechos de alta montanha, que constituem 315 quilômetros do percurso total. Entre suas etapas, você pode parar para descansar em pequenos povoados, abrigos e albergues, que lhe oferecerão momentos de descanso no meio de um percurso de grandes paisagens que não o deixarão indiferente.

• Esquerda: Nascimento do Ebro em Fontibre, na cidade de Hermandad de Campoo de Suso, Cantábria / Centro: Vista da Basílica de Nuestra Señora del Pilar, em Zaragoza, Aragón / Direita: Farol de El Fangar no Delta do Ebro, em Tarragona, Catalunha

GR 99 – Caminho Natural do Ebro

Um caminho de mais de 1.200 quilômetros, que segue o rio Ebro do começo ao fim. Uma trilha que se destaca pelos seus espaços naturais e pela forma como a vida floresce nas suas margens, tanto na forma de vilas e cidades, como num grande número de espécies animais e vegetais, guardando vestígios de várias culturas e civilizações que, com o passar dos anos, foram ocupando essas regiões. Este percurso começa na Cantábria e termina na foz do rio Ebro, em Tarragona, onde você pode apreciar uma das áreas naturais mais valiosas do percurso: o Delta do Ebro.

• Esquerda: Teatro Romano de Mérida, Estremadura / Centro: Vista da Catedral de León, Castilla y León / Direita: Vista da praia de Gijón, Astúrias

GR 100 – Ruta de la Plata

Este percurso foi fundamental no passado, sendo um dos principais motores do desenvolvimento econômico e urbano da época romana. Esta trilha atravessa a Espanha de norte a sul passando por nove províncias, desde Mérida e Sevilha até Astorga e Gijón. Durante a viagem, você vai percorrer estradas com milhares de anos de história enquanto aprecia a paisagem maravilhosa e mutável e se deixa seduzir por uma gastronomia única de norte a sul.

• Esquerda: Vista do Castelo do Cid de Jadraque, em Guadalajara, Castilla-La Mancha / Centro: Detalhes das muralhas de Molina de Aragón, em Guadalajara, Castilla-La Mancha / Direita: Povoado de Bocairent, em Valência, Comunidade Valenciana

GR 160 – Ruta del Cid

Com este caminho de mais de 1.400 quilômetros, seus passos seguirão os passos de El Cid Campeador, Dom Rodrigo Díaz de Vivar, tendo como guia os lugares descritos no famoso poema medieval: El Cantar del mío Cid. De uma pequena cidade perto de Burgos, Vivar del Cid, até Valência, passando por quatro comunidades autônomas diferentes, você vai poder descobrir uma paisagem autêntica, fruto da Espanha mais rural, passando por lugares com uma baixa densidade populacional e com uma grande carga cultural e histórica.

Estas são apenas algumas das muitas trilhas de Grande Percurso que você pode encontrar na Espanha. Prepare sua mochila e vá em frente!