Já se passaram mais de 144 anos desde que a primeira pedra do edifício foi colocada, e ele ainda está em construção até hoje. O primeiro plano para esse edifício foi elaborado em 1882 por Francisco de Paula de Villar, um projeto com traços que não tinham nada a ver com o resultado final da basílica. Paula de Villar projetou uma basílica repleta de elementos neogóticos, mas, finalmente, um ano depois, devido a vários contratempos e desentendimentos, esse arquiteto foi demitido e o projeto foi entregue a Antoni Gaudí, um arquiteto promissor que transformou o edifício.
