Turista caminhando no percurso de Caldera Blanca em Lanzarote, Ilhas Canárias

Passeie entre vulcões e praias com estes roteiros pelas Ilhas Canárias

Canárias

Las Ilhas Canárias são, sem dúvida, um dos melhores locais para fazer caminhadas. E não apenas por suas paisagens sem igual e pelos seus roteiros para todos os públicos e gostos; seu clima invejável acompanha-o sempre para que você possa curtir estes passeios durante o ano todo. Aqui estão alguns dos roteiros mais extraordinários que você pode fazer entre vulcões e praias.

• Turista e bebê contemplando o Teide em Tenerife, Ilhas Canárias

Subir o pico mais alto da Espanha: o Teide

Subir a 3.718 metros acima do nível do mar não é uma façanha que se cumpra todos os dias, então se você planeja subir até o pico do vulcão do Teide, isso vai lhe interessar. A primeira providência a tomar é obter permissão especial para o acesso; e a segunda, preparar-se e equipar-se. Não é um caminho fácil: são 17,7 km de percurso, desde a Montaña Blanca até o topo, e a volta, o que levará cerca de 10 horas. O melhor de tudo: as vistas durante o passeio, onde você pode até ver plantas nativas que não podem ser vistas em nenhum outro lugar; e, claro, a vista panorâmica que você terá lá de cima.Existe uma opção mais confortável que é subir de teleférico até La Rambleta, a 3.555 metros acima do nível do mar, e lá subir até o topo pela trilha Telesforo Bravo, um percurso íngreme de 600 metros. Ou ainda seguir alguns caminhos curtos para apenas curtir o mar de nuvens.

• Vista da praia de Guguy em Gran Canaria, Ilhas Canárias

Acesso à praia de Guguy, Gran Canaria

As Ilhas Canárias são famosas também pela beleza das suas praias, motivo pelo qual não poderia faltar um roteiro que termina com um mergulho relaxante. E se isso acontecer em uma praia paradisíaca e quase exclusiva, melhor ainda. Como a praia do Guguy não tem acesso fácil, só existem duas formas de chegar: de barco ou a pé; e a pé vale muito a pena. Saindo do povoado de Tasartico, você terá que caminhar aproximadamente cinco quilômetros de subidas e descidas constantes e um forte desnível entre paisagens vulcânicas e áridas. São cerca de duas horas de caminhada para chegar lá e outras duas horas para voltar; claro, depois de um merecido mergulho.

• Turista ccontemplando o vulcão Caldera Blanca em Lanzarote, Ilhas Canárias

Na borda da cratera em Caldera Blanca, Lanzarote

A trilha de Caldera Blanca, em Lanzarote, nos leva ao topo de um vulcão homônimo cuja cratera mede 1.200 metros de diâmetro. A excursão, que começa na pequena cidade de Mancha Blanca, tem cerca de 10 quilômetros de ida e volta e levará cerca de meio dia. Mas é um trajeto simples, indicado inclusive para famílias com crianças, com caminhos sinalizados, uma pista e até uma estrada asfaltada.Após sua chegada ao topo, você simplesmente ficará sem palavras. Dica: a melhor vista panorâmica da própria cratera e suas proximidades é obtida caminhando cerca de 40 minutos ao longo da borda do vulcão até chegar ao seu ponto mais alto.

• Detalhe da trilha de Marcos y Cordero em La Palma, Ilhas Canárias

Uma rota verde na ilha vulcânica de La Palma

Não deixe que o verde desta trilha o faça esquecer a origem vulcânica da ilha. Estamos falando da trilha magnífica de Marcos y Cordero, em La Palma, que atravessa florestas laurissilvas frondosas, túneis de água e ravinas profundas.A trilha, com cerca de 12,5 km de extensão, corre em paralelo ao canal que coleta a água das nascentes e atravessa a grande caldeira de Marcos y Cordero. Para chegar ao ponto de partida, na Casa del Monte, você terá que pegar um táxi. O terreno é plano até as nascentes de água e depois continua a descida, portanto uma boa condição física é indispensável. Para este percurso também é imprescindível o uso de lanterna frontal, capa de chuva e sapatos antiderrapantes, principalmente para passar pelo túnel número doze.